Principal
Biografia
Artigos
Poemas
Livros
CD
Vídeos
Modernismo
Contato
 
Hospedagem:


Pasquale Cipro Neto
(Professor e apresentador do programa "Nossa Língua Portuguesa")

Modernismo

Pronominais

Dê-me um cigarro
diz a gramática
do professor e do aluno
e do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
da nação brasileira
dizem todos os dias
Deixa disso camarada
me dá um cigarro

(Oswald de Andrade)

De certa forma, os modernistas brasileiros descobriram o Brasil. Na temática das obras - não só as literárias. Na língua de que se valeram para escrever prosa e poesia.

Num primeiro momento, como em todas as situações de ruptura, os modernistas foram radicais. Eram comuns orações e períodos que começavam com pronomes átonos, num claro desafio ao imperialismo português, que exigia a ênclise nesses casos. Também era comum a presença - e a valorização - da linguagem e da cultura do caipira, como no célebre poema do "mio"e do "mió". Proh pudor! A saparia se escandalizava.

A ruptura das estruturas sintáticas rigidamente lusitanas e a incorporação do léxico tipicamente brasileiro não foram simples atitudes de rebeldia sem causa. O pano de fundo de tudo isso era a afirmação da cultura brasileira - do Brasil brasileiro, como gostava de definir Mário.

Mais tarde, porém, o mesmo Mário, em um belíssimo ensaio - "O Empalhador de Passarinho"- tratou de definir o papel do português culto. Sem renegá-lo, comparava-o a um cadáver e reconhecia que só nesse idioma - cujas regras e normas são frias, estáticas e se aprendem na escola - poderia comunicar-se com alguém desconhecido, "lá de Coimbra, por exemplo" - para discutir filosofia ou qualquer assunto de natureza intelectual.

Talvez o grande legado lingüístico deixado ao Brasil pelos modernistas seja o de terem aberto a possibilidade de emprego artístico, literário e de outras variantes da língua. E de não terem negado à língua culta o papel de veículo para discussão organizada de tendências e idéias.

| Voltar |

Academia
Espetáculos
Fotos
Homenagens
Segurança Pública
Athena
Pensamentos
Links
Contato